'Halo solar' chama atenção no céu de Brasília; entenda fenômeno

Anel colorido se formou em volta do Sol no sábado dia (7) e rendeu cliques curiosos. 'Arco-íris' circular é gerado a partir do reflexo da luz do Sol em cristais de gelo.

Fenômeno raro, 'halo solar' chama atenção no céu de Brasília; foto tirada neste sábado (7) — Foto: Leo Caldas/Arquivo pessoal

Um anel colorido que se formou ao redor do Sol, na manhã deste sábado (7), chamou a atenção de moradores do Distrito Federal. O fenômeno, conhecido como "halo solar", é uma espécie de arco-íris em formato de círculo. A imagem rendeu cliques curiosos em diversas regiões.

Em Águas Claras, o fotógrafo Leo Caldas registrou o colorido do céu, por volta das 10h30. Moradores do Gama também enviaram imagens ao G1 (veja mais abaixo). Até a publicação desta reportagem, o halo ainda podia ser visto.

O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que o fenômeno ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros.

"O halo tem a ver com a incidência da luz do Sol sobre nuvens altas (cirrus). À medida que a luz bate, forma-se aquele desenho colorido."

'Halo solar' chama atenção no céu de Brasília
Heráclio explica ainda que a formação é semelhante à do arco-íris, mas o halo se diferencia pelo formato circular, gerado pela posição do observador.

"Os formatos são diferentes porque o arco-íris se forma à frente da nossa visão, no horizonte, e o halo é sempre acima."

Morador do DF, Leo Caldas registra halo solar no céu de Águas Claras — Foto: Arquivo pessoal

Olhares curiosos
No Gama, o digitador Antônio Marcos Pereira da Silva identificou "algo diferente no céu", logo cedo, por volta de 8h. Ele contou ao G1 que conversava com familiares quando notou o anel colorido ao redor do Sol.

"Fiquei me perguntando o que seria. Achei que era sinal de chuva, mas ainda quero tirar a dúvida. É a primeira vez que vejo."

Em agosto de 2017, moradores da capital também registraram o "halo solar". À época, o DF enfrentava o auge da seca e estava há 93 dias sem chuva.

Especialistas afirmam que não há um período específico para que o fenômeno ocorra, mas apontam que a época de chuva "tem configurações melhores", já que há bastante umidade na atmosfera.

Fenômeno raro, 'halo solar' chama atenção no céu de Brasília; foto tirada neste sábado (7) — Foto: Arquivo pessoal

Fenômeno raro, 'halo solar' chama atenção no céu de Brasília; foto tirada neste sábado (7) — Foto: Lorena Marques/Arquivo pessoal

Fenômeno raro, 'halo solar' chama atenção no céu de Brasília; foto tirada neste sábado (7), em Águas Claras — Foto: Leo Caldas/Arquivo pessoal


Fonte: G1

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem