Saiba que serviços funcionam e quais estão suspensos no Grande Recife nesta quarta em Escolas, universidades, ônibus e órgãos públicos

Escolas estaduais que servem de abrigos e universidades têm aulas remotas. Todos os terminais integrados da Região Metropolitana funcionam normalmente.

Entulhos retirados de área onde barreira deslizou, na divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes — Foto: Pedro Alves/g1

Com as mortes e os estragos provocados pelas fortes chuvas que caem no Grande Recife e na Zona da Mata há uma semana, alguns serviços públicos foram suspensos e estão sendo retomados gradualmente. O g1 listou, abaixo, quais cidades ainda estão com aulas remotas e quais voltaram com atividades presenciais, além do funcionamento de órgãos públicos.

Na terça-feira (31), aumentou para 106 o número de mortes confirmadas por causa das chuvas no Grande Recife. Na manhã desta quarta (1º), havia ainda 10 pessoas desaparecidas e 6.198 desabrigados, segundo o governo do estado. Os óbitos foram registrados entre a quarta-feira (25) e as 15h30 da terça-feira.

Escolas públicas
Os munícipios do Recife , Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Paulista, Vitória de Santo Antão e Abreu e Lima voltaram com as atividades presenciais nas escolas municipais nesta quarta-feira (1º).

Já a rede municipal do Cabo de Santo Agostinho comunicou que as aulas presenciais retomam somente a partir da quinta-feira (2).

"As escolas do campo, em função das restritas condições de tráfego das estradas e/ou àquelas que estejam impossibilitadas de retorno presencial, por outros motivos, continuarão em atividades remotas", informou a prefeitura.

As aulas presenciais na rede municipal de Olinda, segundo a prefeitura, voltam a acontecer em suas 72 unidades somente no dia 6 de junho, estando suspensas até a sexta (3).

De acordo com o executivo municipal, os cerca de 26 mil alunos vão continuar a ser atendidos por meio de atividades remotas.

Em Camaragibe, quatro escolas municipais funcionam como abrigo:

  • Escola Carmelo Orico, Rua Mato Grosso, Bairro dos Estados;
  • Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria, Avenida Luiza de Medeiros, Tabatinga;
  • Escola Marcelo José, Rua Tenente Arnaldo, Alto Santo Antônio;
  • Escola Manoel Chaves da Costa, Rua Frei Serafim, Loteamento Nazaré.

A Secretaria Estadual de Educação suspendeu as aulas presenciais nas escolas que estão funcionando como abrigos. Por conta disso, os estudantes estão com aulas remotas. São elas:

  • Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Silva Jardim, em Monteiro;
  • Erem Jarbas Pernambucano, em Cajueiro;
  • Escola Estadual Novaes Filho, Vila Arraes, na Várzea;
  • Escola Estadual Monsenhor Álvaro Negromonte, no Totó;
  • Erem Lagoa Encantada, na Cohab/Ibura.

Universidades
De acordo com a Universidade de Pernambuco (UPE), foi decidido o retorno das atividades acadêmicas no formato híbrido nos polos da Zona da Mata e Região Metropolitana a partir desta quarta-feira (1º). As atividades administrativas funcionam normalmente.


As universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) permanecem com atividades remotas até a sexta-feira (3), no Grande Recife.


A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) informou que as aulas presencias foram retomadas nesta quarta-feira (1º).



IFPE
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou um calendário contendo as datas para o retorno das atividades presenciais nas unidades localizadas nos seguintes municípios: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda, Palmares, Paulista e Recife .

01/06
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Educação a distância
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Palmares
  • Reitoria

02/06

  • Abreu e Lima
  • Olinda
  • Paulista


03/06

  • Recife


06/06

  • Igarassu

Metrô
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que nesta quarta-feira (1º) o Ramal Curado da Linha Diesel continua fechado por causa das chuvas e não possui previsão de retorno.


Ônibus
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, todos os terminais integrados da Região Metropolitana funcionam normalmente nesta quarta-feira (1º).

Algumas linhas estão com dificuldade para circular devido a pontos de alagamentos nos itinerários, mas, à medida que o nível da água vai baixando, os ônibus retomam os percursos completos.

Justiça
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT), que havia suspendido as atividades presenciais nas varas do trabalho na segunda (30), informou que, na terça-feira (31) que os prazos processuais que estavam suspensos voltam a correr normalmente.

Isso porque as audiências presenciais começaram a ser agendadas para novas datas, segundo o TRT. O edifício-sede, na Avenida Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife, funciona normalmente, segundo o órgão.

Vacinação
A vacinação contra Covid-19 no Recife está mantida, tanto nas unidades de saúde quanto nos centros de vacinação instalados na UFPE, na Cidade Universitária; no Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e no Geraldão, na Imbiribeira, segundo a prefeitura.

Em todos os locais, é necessário agendar atendimento através do Conecta Recife. A testagem da Covid-19 ofertada nos sete pontos gerenciados pela prefeitura também acontece normalmente mediante agendamento.


Outros serviços
A prefeitura do Recife retomou parte dos atendimentos de serviços públicos desde segunda-feira (30), a exemplo das unidades de assistência social como o Centro LGBT, no bairro da Boa Vista, e o Centro Margarida Alves, na sede da prefeitura, que voltam a funcionar normalmente.

Todos os serviços do Hospital da Mulher do Recife, no Curado, voltam a ser realizados desde a segunda (30), assim como os atendimentos oferecidos no Hospital da Pessoa Idosa, em Areias. O Serviço Especializado e Regionalizado Clarice Lispector, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, permanece com os serviços suspensos.


A prefeitura informou, ainda, que a Secretaria da Mulher dispõe ainda dos serviços por telefone, ambos com atendimento 24 horas pelos canais Liga Mulher, no número 0800 281-0107, e pelo Plantão WhatsApp, no número (81) 99488-6138.

Os serviços oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas) funcionam normalmente, assim como a Central de Cadastro Único, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, na área central da cidade. No entanto, as escolas profissionalizantes não estão funcionando.

Como acionar a Defesa Civil
A orientação da Defesa Civil do Recife é de que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o plantão é permanente.

A Central de Operações da Secretaria de Defesa Civil do estado (Codecipe) mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181.2490. Confira, abaixo, como contatar as defesas civis municipais:


Abreu e Lima: (81) 99933.6380
Araçoiaba: (81) 3543.8983
Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
Camaragibe: (81) 2129.9564, (81) 99945.3015 e 153
Igarassu: (81) 99460-9073
Itamaracá: (81) 3181-2490 e 199
Ipojuca: (81) 99231.8607 (telefone e WhatsApp)
Itapissuma: (81) 98844-5216
Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655
Moreno: (81) 98299.0974 e (81) 98128.2018
Olinda: (81) 99266.5307
Paulista: 153
São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407


Via: G1

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem