'É possível que novidades sejam anunciadas', diz secretário de Saúde do Recife, sobre quarentena

Jailson Correia falou sobre a reta final do período de isolamento rígido determinado pelo governo do estado e revelou que há uma previsão de novos anúncios na sexta-feira (29).


Desde o dia 15 de maio, cinco cidades de Pernambuco (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata) estão cumprindo medidas de isolamento social mais rígido. A circulação de carros e de pessoas segue de maneira restritiva até o domingo (31). Mas é bem possível que, na sexta-feira (29), sejam divulgadas novas ações. Foi o que revelou o secretário de Saúde da capital, Jailson Correia (veja vídeo acima).

"É possível que sexta-feira (29) sejam anunciadas novidades. Temos até domingo (31) para fazer esses anúncios, mas é claro que os estudos estão sendo feitos com muita responsabilidade. Olhando, de um lado, os números da epidemiologia, a nossa capacidade instalada do sistema de saúde, que aumentou muitíssimo nas últimas semanas, e os demais indicadores da economia da cidade, a necessidade das pessoas em sua sobrevivência", revelou, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco.

Até então, a prefeitura do Recife vem avaliando como positivo o período de quarentena rígida. De acordo com dados do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o índice de isolamento no estado é de 46%. Na capital, 50,1% - os dados são da quarta-feira (26). Ou seja, ainda distante dos cerca de 70% recomendado pelas autoridades de saúde.

"Nós avaliamos que é positiva, na média desses últimos dias, tivemos dias com excelentes resultados. Outros com resultados menores do que a expectativa. Mas na média estamos no topo do ranking nacional em termos de isolamento social. É positiva essa experiência e estamos no meio do período da quarentena. Até domingo (31) estamos em quarentena, em período rígido. É fundamental que a gente continue aderindo a essas medidas para que os resultados sejam melhores", afirmou Jailson.

Evolução do isolamento social nos municípios com quarentena mais rígida
Quarentena entrou em vigor no dia 16 de maio e vai até dia 31 de maio
Índice de isolamento (%)RecifeJaboatão dos GuararapesOlindaCamaragibeSão Lourenço da Mata11/0512/0513/0514/0515/0516/0517/0518/0519/0520/0521/0522/0523/0524/0525/0526/05455055606570
26/05
 Jaboatão dos Guararapes: 47,1
Fonte: Painel de Isolamento Social MPPE e In Loco
Segundo ele, ainda é difícil cravar que a curva de casos está caindo. Afinal, o número de infectados pelo novo coronavírus voltou a subir no estado, assim como o número de mortes.

"Não tem como cravar. E é por isso que a gente pede para que as pessoas façam análises cautelosas em relação a isso. Temos que avaliar o dado do estado como um todo, mais o dado de cada cidade. No Recife, temos visto indícios de desaceleração da curva ao longo da última semana, mas ainda não dá para afirmar que é uma tendência".

Covid-19 em Pernambuco
Após quatro dias com redução no número de novos casos de Covid-19, Pernambuco registrou mais 1.065 pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus, chegando a 29.919 confirmações na quarta-feira (27). Com mais 140 óbitos, o total de mortes no estado relacionados à doença foi para 2.468 pessoas. Esse foi o maior número de mortes em 24 horas desde o começo da pandemia, até a quarta-feira.

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem