>

Coronavírus em SC: onde buscar atendimento ao ter sintomas da doença

Veja o que fazer se você apresentar sintomas do coronavírus

Veja as orientações para evitar o contágio se precisar de atendimento médico(Foto: (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total))

Com o aumento dos casos confirmados e suspeitos de coronavírus no país, a população está em alerta para os sintomas da doença. Para se proteger do Covid-19, o mais importante neste momento é manter os hábitos de higiene e evitar o contato social. No entanto, se você apresentar os sintomas, saiba onde procurar atendimento nas principais cidades de Santa Catarina. É importante que, ao buscar atendimento presencial, a pessoa que apresente os sintomas característicos da doença, se proteja utilizando máscaras e luvas. 

Quais os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse (geralmente seca) e dificuldade para respirar – que se manifesta com a falta de ar.
Onde devo procurar atendimento? 

Florianópolis
A orientação para a população é para que, caso apresente sintomas suspeitos, a pessoa ligue para o serviço Alô Saúde, pelo telefone 0800-333-3233, e siga as recomendações. Há ainda o site alosaudefloripa.com.br. ​Saiba como vai funcionar o sistema de atendimento virtual para os casos de sintomas coronavírus em Florianópolis.

Biguaçu
As dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800-601-2282, o mesmo da ouvidoria municipal. Os moradores também podem receber orientações por dois números de WhatsApp: (48) 99194-3376 ou 99110-6948.

São José
A prefeitura organizou uma Central de Triagem para atender pacientes com suspeitas de contágio pelo coronavírus. O local definido foi o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Beira-Mar de São José. Todos os pacientes com sintomas da Covid-19 ou de outras doenças respiratórias deverão ser atendidos nessa unidade para evitar o contágio de outras pessoas. 

Joinville
Quem estiver com suspeita de infecção do coronavírus terá três Unidades de Pronto Atendimento da cidade como referência: a UPA Sul, PA Norte e UPA Leste. O serviço atua 24 horas, todos os dias da semana. Veja o endereço das unidades

Itajaí
Pacientes com sintomas brandos devem se dirigir às unidades básicas de saúde (UBS) ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Já casos que apresentem sintomas graves devem procurar atendimento diretamente nos hospitais (Marieta e Pequeno Anjo). A Secretaria de Saúde ressalta que pessoas que apresentam sintomas de gripe comum, mas que não viajaram ou não tiveram contato com pessoas com suspeita da doença, não precisam ir até uma unidade de saúde. Pessoas que viajaram para o exterior devem seguir uma orientação específica e comunicar o município através do telefone (47) 3249-5509 ou pelo whatsapp de plantão (47) 9 8839-0338. 

Criciúma
A Secretaria de Saúde da cidade orienta a procure a unidade de saúde mais próxima caso apresente os sintomas da doença, mas ressalta que é importante evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência, a fim de evitar um risco maior.

Fonte: nsctotal

©‎2020 MultiMidia Info

0 comentários:

Postar um comentário

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

Tecnologia do Blogger.