Secretaria de Saúde de MS diz que é decisão do médico uso de medicamento contra a covid-19

SES informou que não houve mudança sobre o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina no estado após o Ministério da Saúde liberar os medicamentos para casos leves porque não tem orientação sobre o assunto.

Cloroquina e Hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada contra a Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) informou nesta sexta-feira (22) que é uma prerrogativa reservada ao médico e que depende da aceitação do paciente, a utilização ou não da cloroquina ou hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19.

A SES diz que não possui um protocolo de atendimento aos pacientes da doença e que essa sistemática é das instituições hospitalares que fazem o atendimento as pessoas infectadas. Ainda de acordo com a secretaria, não houve mudança sobre o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina no estado após o Ministério da Saúde liberar medicamentos em casos leves, porque não tem orientação sobre o assunto.

Segundo a SES, a cloroquina adquirida pelo estado foi destinada a trabalho científico no Hospital Regional de Campo Grande e no Hospital Universitário da capital, além de também enviados para municípios do interior.

O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Mas não há comprovação científica de que esse remédio seja capaz de curar a Covid-19. Estudos internacionais não encontraram eficácia no medicamento, e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a utilização. O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No intervalo de menos de um mês, os dois deixaram o governo.

Sem evidência científica
O diretor do departamento de doenças comunicáveis da Opas, braço da OMS nas Américas, afirmou na terça-feira (19) que "não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19".

"Não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19", afirmou Marcos Espinal. "Ainda não temos os resultados de testes clínicos que possam sugerir a eficácia desses dois medicamentos. Desde o começo, a Opas produziu uma revisão bastante sistemática. Acabamos de atualizar o documento, e não há evidência de que essas duas drogas sejam eficazes contra a Covid-19".

A cloroquina e a hidroxicloroquina são usadas para tratar alguns tipos de malária e lúpus, uma doença autoimune.

Covid-19 em MS
A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta sexta-feira (22), 59 novos casos de covid-19, o que elevou para 805 o número de registros da doença no estado. O órgão também apontou que hoje foi atingida a maior quantidade de pessoas internadas em razão do coronavírus desde o início da pandemia, 34, sendo 10 em unidades de terapia intensiva. 17 pessoas morreram por conta da doença no estado.

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem